7 de dezembro de 2010

Prós e Contras da Globalização

A Globalização e por consequente, a abertura da economia atingem-nos diariamente de inúmeras formas, afectando o nosso quotidiano, alterando-o na perspectivas de uns para melhor e de outros para pior.
A Globalização apresenta algumas vantagens como a possibilidade conhecer e interagir com qualquer parte do mundo sem sequer sair de casa, quer seja através da Internet, telemóvel, ou outro meio. Outra vantagem apontada da expansão da “Aldeia Global” é que, dada a crescimento do conhecimento por todo o mundo, nós, como pessoas, temos a oportunidade de expandir os nossos horizontes, conhecendo outras culturas, com diversas diferenças da nossa como a árabe, chinesa, entre outras.
Relativamente ao mercado, a globalização trouxe também algumas vantagens como a difusão de alguns produtos nacionais noutros mercados, aumentando assim, a exportação de um país. O desafio apresentado aos países actualmente é como identificar e aproveitar as oportunidades criadas por uma economia internacional cada vez mais integrada resultante do fenómeno da Globalização
Por outro lado, ainda no último ponto abordado, o aumento das exportações devido ao efeito da globalização, é visto por alguns economistas como algo negativo, uma vez que, provoca no país a diminuição do consumo de produtos nacionais que não conseguem competir face à concorrência estrangeira.
Também existe o problema de os benefícios da globalização não serem compartilhados equitativamente, como afirma o Dr. Marcelo Henrique Pereira.
Infelizmente, a Globalização é ainda um processo em desenvolvimento, pelo que a ideia de “Aldeia Global” (existir em todo o mundo uma proximidade como existem nas aldeias) não é muito precisa pois existem países do terceiro mundo que ainda não têm acesso a tecnologia.
Em suma, a Globalização é motivo de discórdia na sociedade, apresentando vantagens e desvantagens para todos os países que deve ser tido em conta, numa tentativa de maximizar e explorar as vantagens e encontrando soluções viáveis face aos problemas que lhe advém.

Sem comentários:

Enviar um comentário