23 de novembro de 2010

Favor ou Contra o Uso do Uniforme em colégios?

Hoje me dia, o uso do farda continua a ser um assunto de grande discussão em Portugal, podendo encontrar-se de norte a sul colégios a favor ou contra o uso das mesmas. Contudo, o número de colégios a favor do uso de uniforme encontra-se em rápida ascensão.
No período, pós 25 de Abril assistiu-se a uma diminuição por parte dos colégios portugueses relativamente ao uso do uniforme. No entanto, com o passar do tempo a tradição parece estar a voltar em grande força devido a uma grande variedade de vantagens defendidas maioritariamente por directores dos colégios e encarregados de educação.
É importante salientar que o uso de uniforme tem vindo a evitar discussões, e compensa economicamente aos pais de alunos que frequentam estas instituições, uma vez que, evita gastos com vestuário.
Para além desta vantagem, o uso de farda traz também vantagens a um nível mais psicológico, visto que aumenta o "espírito de equipa" tal como é evidenciado por alguns psicólogos de renome e retira, ainda, alguma importância ao vestuário, algo fundamental nos dias que correm. De referir ainda que a utilização deste tipo de uniforme  transmite aos encarregados de educação um sinal de qualidade, respeito e até confiança.
Por outro lado, existem também desvantagens apontadas, sobretudo, por alunos que são obrigados a usá-la, como por exemplo a monotonia na escola, de ver toda a gente de igual.
Em última análise, a verdade é mesmo que os colégios que são apoiantes do uniforme obtêm melhores resultados que grande parte das escolas públicas, assim, cada vez mais quer colégios quer escolas estão a tomar em consideração a implementação do uniforme como obrigatório.

Sem comentários:

Enviar um comentário