23 de novembro de 2010

Importância de investir no espaço pessoal ou investir no espaço público de cada indivíduo?



Actualmente, deparamo-nos, cada vez mais, com uma redução da frequência com que a população visita/ frequenta espaços públicos, aumentando, por outro lado, a importância do espaço físico pessoal de cada pessoa (particularmente, a sua casa).
De facto, assistimos a uma melhoria nas infra-estruturas dos locais onde nos encontramos com aqueles que nos são mais próximos, nomeadamente, os amigos e a família. Porque será que investimos cada vez mais na recuperação/melhoria do nosso espaço social?
Na minha opinião, trata-se do crescimento exponencial da era tecnológica em que vivemos, criando facilidades, demasiadas facilidades, a todos nós no que toca, por exemplo, a encontros. Longe vão os tempos em que um encontro casual entre amigos era combinado pessoalmente e não, como é recorrente, hoje em dia, através de telemóveis, e-mails, etc. Este facilitismo leva à exclusão social e restringe-nos ao nosso espaço físico. Assim, é fácil compreender o motivo da aposta na melhoria das nossas casas.
Por outro lado, para acompanhar este facilitismo, o Estado ou melhor, as Câmaras Municipais têm-se “esquecido” de investir em espaços públicos. De modo a incentivar as relações pessoais, no verdadeiro significado do termo, é essencial a remodelação ou até mesmo a criação de espaços verdes ou zonas públicas confortáveis e apelativas em geral, como é o exemplo do parque da cidade no Porto.
Em suma, este alheamento do espaço colectivo, pode e deve ser evitado, apenas exige um pequeno esforço por cada um de nós.

1 comentário:

  1. De facto,estamos cada vez mais perdidos no mundo.
    Obgda pelo texto! Ajudou-me para o tpc. 🙏

    ResponderEliminar