7 de dezembro de 2010

Porquê Reciclar ?

Actualmente, a reciclagem desempenha um papel cada vez mais constante no nosso dia-a-dia, com um número crescente de “participantes”, sobretudo os mais jovens. A reciclagem significa o reaproveitamento de materiais que antigamente, eram colocados todos misturados no mesmo local.
Em Portugal, a separação do lixo faz-se segundo um critério muito simples, ecoponto amarelo representa as embalagens de plástico, o ecoponto verde simboliza o “vidrão”, e, por último, no contentor azul coloca-se os papéis.
 A reciclagem tem inúmeras vantagens tanto para a população como para o ambiente, nomeadamente, a poupança das matérias-primas do nosso planeta e a preservação dos recursos naturais do nosso planeta para gerações futuras.
Também os municípios são beneficiados com a reciclagem, na medida em que, diminuem substancialmente os custos inerentes ao tratamento de resíduos.
Por último, os produtores e consumidores, têm vantagens em reciclar pois dá-se uma minimização dos custos inerentes ao consumo, podendo assim, os produtores obter lucro devido aos menores encargos e os consumidores poupar na compra de determinados produtos que utilizam embalagens recicláveis.
Em suma, a reciclagem deve ser adoptado por toda a gente, uma vez que, é do interesse de toda a sociedade proteger o ambiente em que vivemos, tornando-o mais puro e agradável quer para a nossa geração quer para gerações vindouras.

Sem comentários:

Enviar um comentário